Parque da Ciência Binônimo da Costa Lima

Imbuídos no processo de suscitar a formação, a pesquisa, o conhecimento em diferentes áreas, é que se criou o Parque da Ciência Binômino da Costa Lima, na Regional Jataí da Universidade Federal de Goiás, no dia 03 de dezembro de 2010. Optou-se por homenagear um pesquisador da cidade, detentor de grande saber - Binômino da Costa Lima – Doutor Honoris Causa pela PUC/Goiás – escritor, ambientalista. Responsável direto pelo desenvolvimento de importantes pesquisas realizadas na região.

O projeto do Parque da Ciência surgiu do anseio da comunidade universitária da Regional Jataí em oferecer à sociedade jataiense, um ambiente para reflexão acerca do conhecimento científico desenvolvido em nossa região desde os primórdios da ocupação humana que, segundo pesquisas, ocorreu a mais de 12 mil anos.

O espaço destinado ao Parque da Ciência da REG/UFG volta-se para o aprendizado interativo e tem como objetivo principal a difusão e a democratização da ciência, a promoção da educação científica e da cultura nas suas mais variadas formas e representação, bem como levar o visitante ao processo reflexivo como forma de compreender os processos científicos envolvidos na ocupação do espaço e o passivo ambiental deixado por ela.

O parque possui uma área de aproximadamente 5.000 m², e dispõe de coleções cientificas das diferentes áreas do conhecimento, a saber: coleção de animais taxidermizados- laboratório de anatomia animal; herbário; planetário; material didático para divulgação cientifica (salas de microscopia, laboratórios de física, laboratório de química, dentre outros) as quais compõem exposições junto ao Parque.

As atividades devem ser previamente agendadas, uma vez que o espaço físico do Parque está em processo de criação. Dentre as atividades desenvolvidas pode-se destacar: a exposição Os caminhos científicos e culturais do homem no cerrado – exposição itinerante; o Planetário Móvel e a visitação no Laboratório de Anatomia.

Campus Cidade Universitária
BR 364, km 195, nº 3800