Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP)

A coleção entomológica do IPTSP foi criada em 1985, pelo Prof. Ionizete Garcia da Silva, motivado pelo desejo de iniciar uma coleção que servisse tanto como material didático como de pesquisa. Para isso, o professor levava alunos da pós-graduação para aulas de campo, onde capturavam diversos exemplares, ou ainda fazia contatos com colegas de outras instituições, buscando novas espécies para compor a coleção. Ao longo dos anos, acumulou um acervo com considerável número de exemplares.

Atualmente,o núcleo entomológico localiza-se no subsolo do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública, da Universidade Federal de Goiás.

Neste núcleo encontram-se coleções de insetos de importância médica e veterinária, montados em alfinetes entomológicos e identificados com nome da espécie, data e local da coleta; conservados com naftalina, em gavetas de mogno, com visor de vidro, sendo constituída por:

1- insetos da ordem Hemiptera: vetores da Doença de Chagas.

2 – Insetos da ordem Diptera: vetores de Dengue, Malária, Febre amarela, Filariose, Leishmaniose; e moscas.

Outras ordens sem importância médica:

1 – Coleoptera: besouros

2 – Lepidoptera: borboletas

Outros Arthropodas: Escorpiões, Aranhas e ácaros.

Os exemplares que se encontram no núcleo são usados como material didático nos cursos de graduação; material de referência para consultas, comparações por pesquisadores e pós-graduandos e ainda, podem ser expostos em mesas interativas sobre doenças tropicais para público diversificado.

A responsável pelo Museu Entomológico do IPTSP é a professora Adelair Helena. Para mais informações faça contato pelo telefone: 62-3209-6471 ou pelo email:adelair@ufg.br

Rua 235 - s/n - Setor Universitário -

Goiânia - Goiás - Brasil