Unidade de Conservação

Bosque Auguste Saint-Hilaire

O Bosque Auguste Saint-Hilaire foi criado em 21 de agosto de 1978 e, recebeu este nome em homenagem ao botânico francês que muito contribuiu para o estudo da flora do estado de Goiás. O bosque possui uma área de 20 ha aproximadamente e, é uma representação da floresta semicaducifólia que conta com a presença de diversas espécies vegetais e animais.

Outros dois fragmentos de mata estão separados do bosque por um corredor de área desmatada, compondo ruas e um pequeno estacionamento. O fragmento menor possui 4,85ha e o maior, 12,87 ha. Do ponto de vista biológico não existem maiores diferenças entre elas e o bosque, mas o manejo dado a este último pela administração da Universidade faz com que ele seja encarado como uma unidade paisagística diferenciada com abertura de alamedas e colocação de bancos e outros equipamentos, que objetivou transformá-lo em uma área de lazer e educação ambiental. A abertura do seu portão sul fez dele, também, uma via de trânsito utilizada com muita freqüência.” (Brandão; Kravchenko1997).

Desde então surgiu uma preocupação com a possibilidade de destruição gradativa do bosque, dada a ocupação deste por pessoas que circulam no Campus II da UFG. Assim, em 1999, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação cria um órgão denominado Unidade de Conservação a qual abriga a Serra Dourada, o Bosque Auguste Saint-Hilaire e o Herbário da UFG.

A Unidade de Conservação tem para com o bosque e os dois fragmentos, a preocupação de estabelecer melhorias que visem à preservação do mesmo, assim como o uso do local para atividades de ensino, pesquisa, extensão e a Educação Ambiental. Trata-se de um verdadeiro laboratório da natureza.

As escolas públicas e particulares agendam a vinda para a realização de atividades educativas, jogos, brincadeiras com temas de ciências, biologia e educação ambiental. Disciplinas de diversos cursos de graduação e pós-graduação utilizam do bosque para a realização de aulas práticas. Professores de diversos cursos da universidade realizam pesquisas, que estão devidamente cadastradas, sobre os elementos constitutivos do bosque e dos fragmentos, resultando em publicações acadêmicas e científicas.

Campus II, Unidade de Conservação- Herbário
Caixa Postal 131
74001-970,  Goiânia-GO Brasil

Link: https://www.uc.ufg.br/