Relatório do Museu de Ciências é apresentado ao reitor da UFG

Orlando Amaral garantiu a realização da primeira exposição do museu, prevista para abril de 2017

Texto: Luiz Felipe Fernandes

Fotos: Adriana Silva

A equipe contratada para realizar a consultoria do Museu de Ciências da Universidade Federal de Goiás (MC/UFG) apresentou nesta segunda-feira (28/11) ao reitor Orlando Amaral o relatório final dos trabalhos desenvolvidos ao longo de três anos. As atividades resultaram em um diagnóstico detalhado sobre os acervos da instituição e em ações que já vêm sendo colocadas em prática pelos responsáveis pelos núcleos que compõem o museu.

Luciana Conrado Martins, uma das consultoras do projeto, explicou que o diagnóstico museológico foi feito com base na legislação da área e na bibliografia e na prática de instituições que são referência. Andrea Dia Vial, que também integra a equipe de consultoria, reiterou a configuração em rede recomendada para o Museu de Ciências, com o objetivo de organizar e sistematizar o acesso aos acervos dos 16 núcleos museológicos identificados nas mais diversas unidades e órgãos da UFG. "É uma configuração que permite a entrada de outros núcleos sem comprometer a estrutura".

Outra resultado do trabalho é o Plano Museológico, que é o documento-base da criação de um museu, no qual estão definidos seus aspectos conceituais, legais e técnicos. Além da formalização necessária ao projeto, o plano é fundamental para a captação de recursos e para a indução de boas práticas museais para a UFG.

Entre os programas executados e em execução também foram destacados o projeto arquitetônico, que prevê a construção do Espaço do Conhecimento, e a salvaguarda dos acervos por meio do Tainacan, um software criado pela UFG, em parceria com o Ministério da Cultura. As consultoras lembraram que o processo de inventário já começou, com a inserção das informações relativas aos acervos de quatro núcleos museológicos.

A presidente da Comissão de Implantação do Museu de Ciências, professora Divina das Dôres de Paula Cardoso, reforçou a necessidade do compromisso de todos os responsáveis pelos núcleos museológicos envolvidos diante do encerramento da consultoria. "Além de uma prestação de contas, a apresentação deste relatório final significa a assunção do Museu de Ciências pelo seu Conselho Coordenador".

Relatório Museu de Ciências

Reitor da UFG, Orlando Amaral, garantiu a realização da primeira exposição do Museu de Ciências, que será realizada em abril de 2017

Exposição garantida
O reitor Orlando Amaral reconheceu a importância das iniciativas já existentes na Universidade e conclamou os representantes dos núcleos museológicos a se empenharem no projeto do Museu de Ciências. "Essa articulação vai permitir que avancemos muito mais. O sucesso desse projeto se dará em função do envolvimento, do compromisso e do trabalho de cada um de nós".

Orlando Amaral demonstrou o apoio da reitoria ao projeto e garantiu a realização da primeira exposição do Museu de Ciências, prevista para abril de 2017. Intitulada EntreSaberes: do céu ao solo, a exposição terá acervos de seis núcleos museológicos da UFG e será realizada no Laboratório de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Mídias Interativas (Media Lab), no Câmpus Samambaia.

Relatório Museu de Ciências

Presidente da Comissão de Implantação do Museu de Ciências, Divina Cardoso conclamou o compromisso de todos os envolvidos no projeto

Fonte: Ascom UFG

Categorias: Museu de Ciências últimas notícias