Observatório de Museus da UFG
O presente projeto tem como objetivos:
Identificar quais museus do Estado de Goiás trabalham com ferramentas de comunicação e informação;
Listar as principais ferramentas de comunicação e informação utilizadas por cada museu;
Compreender o uso e o valor dado, por cada instituição, a estas ferramentas;
Identificar o processo de organização das informações, conteúdo e recursos diversos que são disponibilizados e de que forma varia em quantidade, grau de aprofundamento e atualização;
Mapear a opinião de usuários e instituições sobre a aplicação destas ferramentas e suas contribuições para a democratização do conhecimento;
Formar uma base de dados sobre os museus do Estado de Goiás.
Ampliar os estudos sobre a temática abordada com vistas a contribuir para a proposição de soluções que se adequem à realidade dos museus que ainda permanecem à margem da evolução tecnológica;
Contribuir para a construção de um referencial teórico que, assim, como o estudo empírico, possibilite compreender a realidade das instituições culturais e a utilização das novas tecnologias da informação como estratégia de comunicação.
As metas de trabalho são:
Identificar todos os museus do Estado de Goiás, nos primeiros 6 meses da pesquisa;
Mapear todas as ferramentas utilizadas, suas aplicações e contribuições para os museus identificados, num período de 12 meses de pesquisa;
Construir uma base de dados, com as informações coletadas pelo trabalho de campo, em um prazo de 6 (seis) meses, após o levantamento dos dados.