Tainacan

Software Tainacan é destaque na TV Brasil

Reportagem produzida pelo Viver Ciência da TV UFG ressalta a importância da gestão digital de

acervos

Texto: Aline Goulart

Em julho, o software de gerenciamento de acervos culturais desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal de Goiás, o Tainacan, foi tema da reportagem do programa Viver Ciência da TV UFG e também divulgado em rede nacional pela TV Brasil. Integrado às redes sociais, o software tem foco no usuário comum da internet e torna acessível informações sobre qualquer objeto digital, seja ele áudio, vídeo, foto, planilha ou apresentação. Resultado da parceria entre Secretaria de Políticas Culturais (SPC) do Ministério da Cultura, o Tainacan é uma ferramenta de código aberto, voltada para a gestão de acervos culturais de arquivos, bibliotecas e cinematecas, que permite a colaboração de seus usuários. Com a parceria do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) essa ferramenta possibilita o inventário, a gestão e a difusão de acervos museológicos e está em fase de teste com os acervos dos núcleos museológicos do Museu de Ciências da UFG.

De acordo com os pesquisadores que desenvolveram o Tainacan, gestão de acervos por meio digital é garantia para a preservação e recuperação dos objetos culturais. O programa Viver Ciência destacou a importância do Tainacan para a memória do patrimônio e a função colaborativa da ferramenta na qual os usuários podem também alimentar o site. Os conteúdos vão ser controlados por um moderador para assegurar o caráter de informação do Tainacan. Futuramente, o repositório digital pode ser utilizado pelos internautas para construir suas próprias coleções.

Reportagem na TV Brasil:

Reportagem no Viver Ciência da UFG:

Categorias: últimas notícias