foto reunião

Novas ações definem rumo do Museu de Ciências

Reuniões foram realizadas com professores e consultores da USP para apresentar o status do MC e encaminhar práticas de desenvolvimento do projeto

 

Texto: Aline Goulart e Milleny Cordeiro

Os dias 24, 25 e 26 de fevereiro foram importantes para o planejamento das ações do Museu de Ciências da UFG. Os consultores Maurício Candido, Luciana Martins e Andréa Dias, da Universidade de São Paulo, vieram à Goiânia para realizar alguns encontros no Centro Cultural da UFG, com os representantes dos núcleos museológicos e demais professores responsáveis.

Na quarta-feira (24/02), houve uma reunião com a professora Divina Cardoso, uma das responsáveis pelo projeto do MC, onde foi apresentada aos consultores a situação atual dos projetos do Museu. Dentre os pontos apresentados, destaca-se a elaboração de uma proposta de curadoria para realizar a 1º exposição do Museu de Ciências da UFG. Trata-se de uma exposição colaborativa e integrada, a ser realizada no segundo semestre e pretende reunir os acervos dos núcleos museológicos.

No mesmo dia, foi realizado um workshop para apresentar o repositório digital Tainacan – nome de origem indígena que representa a Deusa das Constelações para o povo Guarani – desenvolvido por professores de Gestão da Informação para o Ministério da Cultura, dentro do projeto Política Nacional de Acervos Digitais. O objetivo do banco de dados é integralizar os acervos dos núcleos museológicos e disponibilizá-los ao público em geral. O professor Marcel Ferrante e o bolsista Otacílio Carlos Borges explicaram no workshop as ferramentas do Tainacan e como ele pode servir aos acervos do MC.

Dia 25, quinta-feira, os consultores foram ao município de Jataí para discutir as próximas etapas do projeto de estabelecimento do Parque da Ciência Binômino da Costa Lima, um dos núcleos em consolidação do Museu de Ciências. Na sexta-feira, dia 26, os consultores apresentaram aos representantes dos núcleos museológicos e aos membros dos GT’s o status do MC e as próximas ações a serem desenvolvidas durante o ano. As próximas reuniões com os consultores ocorrerão nos dias 17 e 18 de março, 11, 12 e 13 de abril, 4, 5 e 6 de maio e nos dias 16 e 17 de junho.

 

 

reunião b

Professora Divina Cardoso apresentou a situação atual do Museu de Ciências da UFG

 

Categorias: últimas notícias