tainacan

Professores da UFG desenvolvem repositório digital para museus

Com o nome de Tainacan, a ferramenta está em fase de customização para atender aos acervos do Museu de Ciências

Texto: Milleny Cordeiro

 

Professores do curso Gestão da Informação da Faculdade de Informação e Comunicação, estruturaram um sistema informatizado de acervos para o Ministério da Cultura, que será utilizado como repositório digital do Museu de Ciências da UFG. Trata-se do Tainacan, uma ferramenta de banco de dados desenvolvida no Laboratório de Políticas Públicas Participativas (L3P), dentro do projeto Política Nacional de Acervos Digitais.

A ferramenta foi apresentada na última quarta-feira (24/02) por dois dos seus desenvolvedores, Marcel Ferrante e Otacílio Carlos Borges, em workshop realizado no Centro Cultural da UFG, que contou com a presença de representantes dos núcleos museológicos do MC e dos consultores Maurício Candido, Luciana Martins e Andréa Dias.

Depois de documentado, os distintos acervos dos núcleos museológicos que compõem o Museu de Ciências da UFG serão disponibilizados na internet por meio do Tainacan, o que facilitará o livre acesso às informações de cada acervo. Os acervos dos núcleos Centro Cultural da UFG, Museu Comunitário de Ciências Morfológicas Arlindo Coelho e Museu Viver Engenharia serão os primeiros a testar as configurações do Tainacan e customizá-lo de acordo com as necessidades do MC. 

Uma das preocupações dos desenvolvedores da ferramenta foi construí-la de forma que a maioria das pessoas consiga entender o seu funcionamento sem ter muitos conhecimentos técnicos para isso. O objetivo é promover uma gestão colaborativa, envolver os usuários na retroalimentação do Tainacan, o que vai de encontro à ideia de articulação em rede do Museu de Ciências.

A ferramenta tem como base a WordPress, uma plataforma que permite ao usuário personalizar o seu acervo de forma flexível e simples, como conta o coordenador de tecnologia, Marcel Ferrante.

Este ano, após uma parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), o Tainacan entra em nova etapa de customização para atender às especificidades desse tipo de instituição, como por exemplo o Museu de Ciências da UFG. 

Categorias: últimas notícias