planetario noticia

Núcleos Museológicos fizeram parte da programação do 12º Conpeex

Atividades oferecidas pelos núcleos Media Lab, Ateliê Tipográfico e Planetário possibilitaram ampla interação do público

 

 

 

Texto: Milleny Cordeiro

Fotos: Carlos Siqueira

O 12º Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão (Conpeex), realizado esta semana entre os dias 19 e 21 de outubro, no Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal no Câmpus Samambaia, contou com a presença de três núcleos museológicos que integram a rede do Museu de Ciências da UFG, o Ateliê Tipográfico do CEGRAf, Media Lab e o Planetário Móvel. Durante os três dias de congresso o público pôde visitar os estandes, participar de atividades, mini-oficinas e conhecer um pouco mais sobre os projetos.

Planetário Móvel

Pela segunda vez consecutiva o Planetário Móvel desenvolveu projeções para o público do Conpeex. O espaço, que tem capacidade de atender 30 pessoas por vez, recebeu 1.240 visitantes em 42 sessões. Estudantes dos níveis fundamental, médio e superior acompanharam as projeções sobre os astros, planetas e galáxias.  

O diretor do Planetário, Juan Bernardino, conta que este ano algumas escolas confirmaram a presença de seus alunos, um total de 109 crianças que se dividiram em três sessões. Em dois anos de existência o Planetário Móvel já recebeu mais de 4 mil visitantes. Juan Bernardino acredita que esse número deve aumentar com a mobilidade do equipamento para outras cidades. 

A partir do uso de tecnologias de projeção, o Planetário Móvel possibilita um contato mais didático do público com a Astronomia e divulga conhecimento de forma popular. 

Alunos dos ensinos fundamental, médio e superior visitam o Planetário

Estudantes do ensino superior aguardam pela sessão no Planetário Móvel

 

Ateliê Tipográfico

Inaugurado há quase um ano, o Ateliê Tipográfico do CEGRAF esteve no Conpeex  expondo peças de seu acervo que resgatam a história da imprensa na Universidade Federal de Goiás. Além de possibilitar o contato dos visitantes com as peças, mini-oficinas de tipografia foram ministradas pelo prof. José Vanderley Gouveia, Consultor da Direção do CEGRAF. 

Um dos participantes da mini-oficina, o estudante de jornalismo Lucas Botelho, avaliou a presença do estande do ateliê no Conpeex de forma muito positiva, pois, segundo ele, "poucas pessoas sabem que a UFG tem um ateliê tipográfico, um dos poucos ainda ativos no Brasil".

atelie

Reitor Orlando do Amaral esteve presente no estande do Ateliê Tipográfico

Media Lab

Um estande do Media Lab foi montado com o objetivo de apresentar a sua estrutura ao público do Conpeex, gerando um total de 180 visitantes. De acordo com o coordenador do projeto, Cleomar Rocha, algumas atividades foram realizadas no prédio do Media Lab de forma paralela ao Conpeex. Foi apresentado o seminário nacional Ações Colaborativas, que contou com a participação de representantes da UFC, UFBA, UFSM, Ministério da Cultura, Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e da Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Estado de Goiás. 

O público ainda pôde conferir uma exposição de produções e equipamentos do Media Lab, como drones, impressoras 3D, sensores cerebrais, de visão computacional, entre outros. Perguntado sobre as expectativas em relação a integração do Media Lab ao Museu de Ciências da UFG, Cleomar Rocha acredita na contribuição do laboratório em construir um museu articulado com nosso tempo, que se estabeleça como um ambiente conectado, "com plena atuação nos sistemas digitais de interação e integração, agregando valor às suas ações formativas e culturais".

media lab

Estudantes entraram em contato com a tecnologia dos Oculus Rift
 

 

 Com informações da Ascom/UFG

 

 

 

 

Fonte: Museu de Ciências

Categorias: Planetário Conpeex 2015 Última hora